Oséias Graça Tavares
Porque também o corpo não é um só
membro, mas muitos. (1 Coríntios 12:14).
Nos dias atuais há uma verdadeira
rebelião ocorrendo contra Igreja. Muitos se autoproclamam ministros e saem
internet afora a ensinar, sem conhecimento e sem respeito a Deus e a sua
palavra.
Hoje estas pessoas gostam de pregar
doutrinas ao invés de pregar o Evangelho, não fazendo nenhuma distinção entre
doutrina e Evangelho.
É muito comum ouvirmos dizer que
temos que voltar ao “verdadeiro” Evangelho de Jesus (como se houvesse um falso
evangelho de Jesus).
Quando Paulo diz que os gálatas
estavam deixando o Evangelho de Cristo para seguir a OUTRO Evangelho, a palavra
grega usada para outro também pode ser traduzida por "diferente".
Porém, Paulo faz uma ressalva para dizer que na verdade NÃO É OUTRO EVANGELHO;
senão que há algumas pessoas que estavam perturbando as Igrejas da Galácia,
querendo perverter o Evangelho de Cristo (Gálatas 1:6,7).
Os críticos da Igreja são muito
zelosos com a letra, e exibem um texto como uma base bíblica para tudo o que
pregam. Mas, para entender o texto bíblico temos que ir muito além da letra. É
preciso enxergar, pelo Espírito, os contextos e os princípios envolvidos no
texto, e também os destinatários do texto, lembrando sempre que nenhuma
doutrina se apoia sobre um texto isolado, pois a Bíblia se auto explica. Por
exemplo, quanto aos destinatários, temos a carta aos Romanos escrita para uma
Igreja. E temos a carta a Tito destinada a um pastor. Logo, temos uma carta
doutrinária geral, e uma carta doutrinária pastoral.
É obvio que numa carta destinada a
uma Igreja, a expressão “cada um” e outras assemelhadas referem-se ao indivíduo
dentro do coletivo da assembleia.
EU SOU A IGREJA?
Assim nós, que somos muitos, somos um só
corpo em Cristo, mas INDIVIDUALMENTE SOMOS MEMBROS UNS DOS OUTROS. (Romanos
12:5).
Não! Igreja é o coletivo de crentes.
Igreja é a assembleia, a congregação. Logo, EU NÃO SOU A IGREJA - NINGUÉM É A
IGREJA - EU SOU APENAS UM MEMBRO NO CORPO!
O texto de Romanos 12:5 afirma
peremptoriamente que individualmente somos MEMBROS, e não o corpo.
Porque esta é a mensagem que ouvistes
desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. (1 João 3:11).
Se há uma expressão que possa resumir
toda a fé cristã é: UNS AOS OUTROS.
A palavra UNS é plural. OUTROS também
é plural. Mas, “EU” é um pronome no singular. Logo, eu não sou a igreja.
A ordem de Jesus é para negarmos o
EU. Logo, a expressão egocêntrica e egoísta "Eu sou a igreja" é
anticristã porque colide contra o conceito cristão de "uns aos
outros".
A fé cristã é sempre UNS AOS OUTROS.
Por isso, devemos:
● Exortar e edificar uns aos outros.
- 1 Tessalonicenses 5:11;
● Amar uns aos outros. - João 15:17;
● Honrar uns aos outros. - Romanos
12:10;
● Sujeitar-nos uns aos outros. -
Efésios 5:21;
● Saudar uns aos outros. - 2
Coríntios 13:12;
● Ser hospitaleiros uns para com os
outros. - 1 Pedro 4:9;
● Consolar uns aos outros. - 1
Tessalonicenses 4:18;
● Ser benigno e misericordioso uns
para com os outros. - Efésios 4:32;
● Perdoar uns aos outros. - Efésios
4:32;
● Suportar e perdoar uns aos outros -
Colossenses 3:13 - Efésios 4:2;
● Considerar uns aos outros. -
Hebreus 10:24;
● Esperar uns pelos outros. - 1
Coríntios 11:33;
● Confessar os pecados uns aos
outros. - Tiago 5:16;
● Orar uns pelos outros. - Tiago
5:16;
● Ter cuidado uns dos outros. - 1
Coríntios 12:25;
● Levar as cargas uns dos outros. -
Gálatas 6:2;
● Não mentir uns aos outros. -
Colossenses 3:9;
● Receber uns aos outros. - Romanos
15:7;
● Não nos queixar uns contra os outros.
- Tiago 5:9;
● Não julgar uns aos outros. -
Romanos 14:13;
● Ter comunhão uns com os outros. - 1
João 1:7;
● Ter paz uns com os outros. - Marcos
9:50;
● Admoestar uns aos outros. - Hebreus
10:25;
● Servir uns aos outros pelo amor. -
Gálatas 5:13;
● Ensinar uns aos outros. -
Colossenses 3:16.
Assim, pois, há muitos membros, mas um
corpo. (1 Coríntios 12:20).
1- O QUE É E PARA QUE SERVE UM
TEMPLO?
Um dos textos mais propalados pelos
falsos teólogos é o que diz que o Altíssimo não habita em templos construídos
por homens. Vejamos:
Estevão afirmou:
E SALOMÃO LHE EDIFICOU CASA; Mas O
ALTÍSSIMO não habita em templos feitos por mãos de homens, COMO DIZ O PROFETA:
O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis?
diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso? (Atos 7:47-49).
Analisando a fala de Estevão vemos
que:
1- Não se trata de uma fala
doutrinária
2- Não se trata de um mandamento
3- Não se trata de Evangelho
4- Estevão não era apóstolo para
lançar as bases doutrinárias da Igreja
5- Estevão não enviou nenhuma carta
doutrinária para a Igreja.
Mas vemos muito mais dentro desta
fala de Estevão:
O grande problema dos incautos é a
leitura superficial do texto, e a confusão de termos, que neste caso é
habitação e templo. A fala de Estevão começa com uma afirmação que qualquer
estudioso sério levaria em conta: SALOMÃO EDIFICOU CASA PARA DEUS.
Ora, o quê Salomão pensava a respeito
desta casa? Era para ser uma habitação para Deus ou somente um santuário para
prestar culto a Deus? Ou apenas um lugar para o povo buscar a misericórdia e o
perdão de Deus? Vejamos o que pensava Salomão:
Mas será possível que Deus habite na
terra com os homens? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te.
MUITO MENOS ESTE TEMPLO QUE CONSTRUÍ! Ainda assim, atende à oração do teu servo
e ao seu pedido de misericórdia, ó Senhor, meu Deus. Ouve o clamor e a oração
que teu servo faz hoje na tua presença.
Estejam os teus olhos voltados dia e
noite para este templo, lugar do qual disseste que nele porias o teu nome, para
que ouças a oração que o teu servo fizer voltado para este lugar.
Ouve as súplicas do teu servo e de
Israel, teu povo, quando orarem voltados para este lugar. OUVE DESDE OS CÉUS,
LUGAR DA TUA HABITAÇÃO, e quando ouvires, DÁ-LHES O TEU PERDÃO. (2 Crônicas
6:18-21).
Salomão nunca teve em mente construir
uma habitação para Deus. Salomão sabia que nem mesmo os mais altos céus podem
conter ao Altíssimo, muito menos um templo construído por mãos humanas. Nenhum
templo jamais foi construído para ser a habitação de Deus.
Quando ouço alguém dizer que não vai
a templo porque Deus não habita em construções humanas, me dá pena por tamanha
ignorância. Porque nada na terra pode ser a habitação de Deus. Se quiseres
estar onde Deus habita, tens que sair da terra, porque terás que partir desta
vida para estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor (Filipenses 1:23),
sabendo que, enquanto estivermos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (2
Coríntios 5:6).
Não há um texto sequer que ordene ou
sugira que os crentes não devem se congregar. Não há nenhuma proibição na
Bíblia nem para a construção de locais de comunhão chamados de templo por
similitude, e nem mesmo da frequência a estes lugares. Muito pelo
contrário, há vários textos que nos ORDENA a nos congregar num lugar como
Igreja. Vejamos:
Não deixemos de congregar-nos como
igreja, segundo o costume de alguns, mas ENCORAJEMO-NOS uns aos outros, ainda
mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. (Hebreus 10:25).
Quando vocês estiverem reunidos em nome
de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente
também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Coríntios 5:4).
Se, pois, toda a igreja se congregar num
lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão
porventura que estais loucos? (1 Coríntios 14:23).
Que
fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem
doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para
edificação. (1 Coríntios 14:26).
Outro dia uma destas
"ovelhas" sem pastor me perguntou se eu não tinha vergonha de ir
cultuar a Deus em um templo em que Ele não habita, já que foi feito por mãos
humanas.
Eu respondi que um templo é todo
lugar onde o nome de Deus é invocado. E perguntei-lhe se ele orava a Deus no
quarto como Jesus ensinou. Ele disse-me que sim.
Conclusão: Pela lógica desse
insensato Jesus errou quando ensinou a orar no quarto já que Deus não está em
nossa casa já que ela foi feita por mãos humanas.
Embora eu não goste de recorrer ao
grego, uma simples analise de Atos 7:48 no grego mostra que:
No texto “Mas o Altíssimo não
habita em templos feitos por mãos.” A palavra “TEMPLOS” evidentemente
não é genuína. A ideia é, portanto, bastante geral – ‘não habita em EDIFÍCIOS
feitos pelo homem’. O próprio Salomão expressa isso sublimemente em sua oração
na consagração do templo (2 Crônicas 6:18): “Eis que o céu e o céu dos céus
não te podem conter; quanto mais esta casa que eu edifiquei!
Isso fica mais evidente no verso
anterior, onde a palavra grega oíkos é traduzida por casa ou
morada, o que de fato tem a ver mais com o conceito de habitação do que templo.
O texto de Atos 7:48 nos mostra
também que a palavra grega katoikeo, traduzida como habita, é
um verbo que significa residir permanentemente. Está palavra é formada pela
junção de kata e oikeo dando o sentido de abrigar
permanentemente, isto é, residir. Ou seja, o texto apenas diz que o Altíssimo
não reside de forma permanente num edifício feito por homens.
Outro néscio me disse que agora ele
se reúne com alguns irmãos para cultuar a Deus somente nas casas, e não vai
mais a templos porque Deus não habita em templos feitos por mãos humanas.
Eu respondi que um templo é todo
lugar onde o nome de Deus é invocado. E lhe perguntei se essas tais casas foram
feitas por mãos alienígenas. Fiquei sem resposta.
Não há nada de errado com as reuniões
em casas. O erro, neste caso, está na motivação para se reunir em casas.
Por favor, aprenda que a glória de
Deus enche a Terra e os Céus. O Eterno Criador é onipresente. Ou seja, Ele está
em todos os lugares, e até mesmo no inferno.
Para onde me irei do teu Espírito, ou
para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer NO
INFERNO a minha cama, eis que TU ALI ESTÁS TAMBÉM. (Salmos 139:7,8) - Assim diz o
salmista.
Para onde fugirei de Ti? Já sei. Vou
para um templo feito por mãos humanas. - Assim diz o insensato.
Aqueles que usam a Bíblia apenas para
criticar a Igreja não sabem ler a Bíblia. Neles se cumpre as palavras de Paulo
quando disse que são pessoas que aprendem sempre, e NUNCA PODEM chegar ao
conhecimento da verdade (2 Timóteo 3:7).
Digo isto porque o texto de Atos 7:48
fala de Deus, da sua natureza espiritual, da sua imensidade que não cabe dentro
de edifícios feitos pelos homens.
Mas, os críticos da Igreja só PODEM
enxergar aquilo que não está no texto, a proibição de frequentar templos. Eles
NÃO PODEM ver no texto a exaltação à imensidade de Deus.
Paulo não afirma que os críticos não
querem conhecer a verdade. Ao contrário, Paulo diz que eles NUNCA PODEM chegar
ao conhecimento da verdade. E isso é porque os seus olhos são maus.
Se, porém, os teus olhos forem maus, o
teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão
grandes serão tais trevas! (Mateus 6:23).
Estas pessoas dizem que conhecem a
Deus, mas na verdade não sabem nada sobre a grandeza e imensidade do seu Ser.
A imensidade é a infinidade de Deus
com relação ao espaço, Deus transcende a todas as limitações de espaço
existentes, mas ao mesmo tempo, pela sua onipresença, encontra-se em todos os
lugares do espaço e do tempo concomitantemente com todo o seu Ser. Desta forma,
a imensidade de Deus caracteriza sua transcendência, ao passo que sua
onipresença caracteriza sua imanência.
Para onde me irei do teu Espírito, ou
para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás;
se fizer NO INFERNO a minha cama, eis que TU ALI ESTÁS TAMBÉM. (Salmos 139:7,8)
A imensidade de Deus não deve ser
entendida somente com relação ao espaço existente no universo, a imensidão de
Deus enche o universo, o céu, o inferno, os edifícios, os templos feitos por
mãos humanas, e o infinito, tanto com relação ao espaço como com relação ao
tempo. Sendo Deus um ser totalmente espiritual e simples, Ele está em todos estes
lugares com a totalidade do seu Ser, no universo, no céu, no inferno e no
infinito.
Entenda que mesmo não sendo a
habitação do Altíssimo, quando Salomão terminou de orar, desceu fogo do céu e
queimou todos os animais sacrificados. E o templo ficou cheio da glória de
Deus. Isso mostrou que Deus ouviu a oração, e que aprovou o templo como um
lugar para o povo buscar a misericórdia e o perdão de Deus, invocando o seu
santo nome.
2- QUEM É O ALTÍSSIMO?
O versículo também diz que o ALTÍSSIMO não
habita em edifícios construídos por homens. Mas afinal quem é o Altíssimo?
Vejamos:
Havia uma profecia do anjo Gabriel à
Maria dizendo que Jesus seria chamado de filho do Altíssimo (Lucas 1:32). Assim
ficamos sabendo que Jesus era Filho do Altíssimo. Porém, estes neófitos da
internet não sabem quem é o Altíssimo, mas até os demônios sabem quem é o
Altíssimo, pois uma legião disse a Jesus com grande voz: “Que tenho eu contigo,
Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.” (Lucas 8:28). Logo, concluímos
que quando a Bíblia cita o Altíssimo está referindo-se ao Pai.
Sabemos que Deus habita nas alturas
(Salmos 113:5), e do alto do seu santuário, desde os céus, o Senhor contempla a
terra (Salmos 102:19). Porém, o Senhor fez uma pergunta a Davi: Edificar-me-ás
tu uma casa para minha habitação? E o Senhor mesmo respondeu dizendo que desde
o dia em que fez subir os filhos de Israel do Egito havia andado em tendas e
tabernáculos, mas levantaria um dos filhos de Davi para que este edificasse uma
casa ao Seu nome (2 Samuel 7:5,6,13).
“Atenta desde os céus, e olha desde a
tua santa e gloriosa habitação. Mas tu és nosso Pai.” (Isaías 63:15,16).
Assim, a habitação do Altíssimo está
nos céus, mas sua glória enche os céus, a terra e todas as coisas.
Coloquei essa introdução para mostrar
que o Altíssimo não pode ser limitado a estruturas construídas pelo homem,
porque Ele enche o mundo inteiro, e não existe um tipo de casa que possa
contê-lo. Santuário, casa, habitação, moradas, templos, tendas e tabernáculos são
simbologias apenas. Deus não tem um lugar físico ou um trono físico para chamar
de sua habitação, nem mesmo o corpo físico do crente. Deus enche e preenche
tudo com sua glória.
Os cientistas denominam o Bóson de
Higgs de "a Partícula de Deus" porque está em todo lugar preenchendo
tudo sem ser detectada. É como a glória de Deus que preenche tudo.
3- A HABITAÇÃO TEMPORÁRIA – DEUS TEM
MUITAS MORADAS
“E para levares a prata e o ouro que o
rei e os seus conselheiros voluntariamente deram ao Deus de Israel, cuja
HABITAÇÃO ESTÁ EM JERUSALÉM (Esdras 7:15).”
Um leitor apressado ao ler o texto
acima concluirá que Deus habita em Jerusalém. Mas, não é isso que o texto diz,
senão que a habitação de Deus ESTÁ em Jerusalém.
"Ouve, pois, a súplica do teu
servo, e do teu povo Israel, quando orarem neste lugar; também ouve tu NO LUGAR
DA TUA HABITAÇÃO NOS CÉUS." (1 Reis 8:30).
Paulo afirmou:
O Deus que fez o mundo e tudo que nele
há, sendo Senhor do céu e da terra, NÃO HABITA EM TEMPLOS feitos por mãos de
homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de
alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas
as coisas; e de um só sangue fez toda a geração dos homens, para HABITAR SOBRE
TODA A FACE DA TERRA, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites
da SUA HABITAÇÃO. (Atos 17:24-26).
Analisando a fala de Paulo vemos que:
1- Não se trata de uma fala
doutrinária
2- Não se trata de um mandamento
3- Não se trata de Evangelho
4- Paulo não estava doutrinando a Igreja,
mas pregava a ímpios.
5- Paulo não proibiu a construção de
templos em nenhuma carta doutrinária para a Igreja.
Mas vemos um grande problema que é
confundir habitação com templo e com casa. Nem toda casa é uma habitação. Nem
toda habitação é uma casa. E templo era habitação dos sacerdotes, e não de
Deus, por que Deus não precisa ser servido.
Neste texto de Atos 17:24, em que
Paulo prega a ímpios, a tradução correta da palavra grega naos seria
santuários, e não templos. Ou seja, aquela parte do templo onde os povos
acreditavam que a deidade invocada habitasse. No caso do templo dos judeus era
o Santo dos Santos.
Isso fica bem evidenciado quando
Paulo complementa afirmando que Deus não é servido por mãos de homens, numa
referência aos sacrifícios e oferendas apresentado nos santuários dos templos.
Os templos evangélicos nunca tiveram um santuário, mas sempre funcionaram
apenas como lugar de comunhão entre os irmãos, e como casa de oração.
Assim:
Templo = Lugar onde Deus é invocado.
Santuário = Lugar de oferenda e de
sacrifício.
Aqui é bom esclarecer que INVOCAR
significar clamar em auxílio, pedir proteção, suplicar, orar, pedir
socorro, recorrer a quem possa ajudar.
Não há santuários nos locais de
comunhão das igrejas evangélicas. Ou não sabes que santuário é local onde
se oferece sacrifícios?
O único sacrifício aceitável a Deus
foi feito na cruz e ofertado no único santuário de Deus, aquele do qual Cristo
é Ministro do SANTUÁRIO, do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e
não o homem (Hebreus 8:2). É deste SANTUÁRIO que Paulo fala em Atos 17:24.
Paulo fala que o SANTUÁRIO não é um
santuário terrestre (Hebreus 9:1). E que nós devemos entrar com ousadia no
SANTUÁRIO, pelo sangue de Jesus (Hebreus 10:19). Logo, o SANTUÁRIO é um local
onde nós entramos, e não o nosso corpo.
O SANTUÁRIO é o local onde Cristo
ofereceu o seu próprio sangue uma única vez, havendo efetuado uma eterna
redenção (Hebreus 9:12) Porque Cristo não entrou num SANTUÁRIO feito por mãos,
figura do verdadeiro, porém no mesmo Céu, para agora comparecer por nós perante
a face de Deus (Hebreus 9:24). É deste SANTUÁRIO que Paulo fala em Atos 17:24.
Mas, o conceito de habitação
consoante ao santuário muda quando Paulo afirma que Deus colocou limites na
habitação do homem na terra. Este limite é a morte.
Isso mostra que a habitação pode ser
temporária, e pode mudar de lugar como vemos em:
“E para levares a prata e o ouro que o
rei e os seus conselheiros voluntariamente deram ao Deus de Israel, cuja
habitação ESTÁ em Jerusalém (Esdras 7:15).”
Temporariamente a habitação de Deus
estava em Jerusalém. Porém, é uma obviedade que Deus não pode estar contido em
Jerusalém. Contudo, sua glória pode se fazer presente em Jerusalém, no templo
de Salomão e também em qualquer templo onde se clama pelo seu Nome.
“Senhor, eu tenho amado a habitação da
tua casa e o LUGAR onde permanece a tua glória” (Salmos 26:8).
Deus prometeu que o povo de Israel
Lhe faria um templo, o Senhor habitaria no meio deles. (Êxodo 25:8). Mas muitos
dirão que hoje nós somos o templo, e que Deus habita em nós. Todavia, o Senhor
Deus não muda. Houve mudança de pacto, mudança de sacerdócio, mas não há em
Deus mudança e nem mesmo sombra de variação. O fato de Deus habitar em nós
representativamente pelo seu Espírito Santo não anula o fato de que Deus habita
no meio de nós, no meio de nossos louvores e de que sua glória enche todas as
coisas, até mesmo o templo feito por mãos humanas. Por isso a Bíblia afirma que
o Deus imutável tem um único santuário para as MORADAS DO ALTÍSSIMO (Salmos
46:4). Sim, Deus tem muitas moradas, como teve tendas e tabernáculos, mas tem
um só santuário, que é a cidade de Deus.
Por isso o salmista já dizia: “Quão amáveis são os
TEUS TABERNÁCULOS, SENHOR dos Exércitos! Porque vale mais um dia nos teus
átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas
tendas dos ímpios.” (Salmos 84:1,10).
Sim, o Altíssimo, o Deus imutável,
sempre teve muitas moradas, tabernáculos e tendas, mas um único Santuário, onde
Cristo ofereceu o seu sangue imaculado prefigurado pelo Santo dos Santos, onde
o Senhor nos introduzirá, no lugar da Sua habitação, NO SANTUÁRIO, ó Senhor,
que as tuas mãos estabeleceram. (Êxodo 15:17).
Deus tem um santuário feito por Ele
mesmo no lugar de sua habitação. E isso é anunciado desde os tempos de Moisés.
4- O CORPO DE CADA CRENTE É UM
TEMPLO?
Vimos que um templo é um local onde
se invoca o nome do Senhor. Hoje, nossos corpos são tabernáculos, não são os
templos de Deus. Juntos, somos O TEMPLO de Deus na terra, e o
Espírito de Deus habita em NÓS. (1 Coríntios 3:16).
O corpo de cada um de nós é um
tabernáculo, algo frágil, temporário e finito. Por isso Paulo disse que se a
nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício,
uma casa não feita por mãos humanas, eterna, nos céus. E por isso também
gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu. (2
Coríntios 5:1,2).
Logo, a nossa verdadeira habitação
não é a terra, mas sim um edifício, uma casa não feita por mãos humanas,
eterna, nos céus.
Por isso, embora tenhamos o penhor do
Espírito Santo, enquanto estivermos no corpo (tabernáculo), vivemos ausentes do
Senhor. Mas se desejamos deixar este corpo, para habitar com o Senhor, como
pode este corpo ser individualmente seu templo? Individualmente este corpo é um
tabernáculo, e não um templo. (2 Coríntios 5:5,6,8).
Contudo, coletivamente nossos corpos
são O TEMPLO. Vejam a diferença:
"Não sabeis vós que os vossos
corpos (plural) são membros (plural) de Cristo?" (1 Coríntios 6:15). Ou seja,
corpos no plural formam membros no plural.
"Ou não sabeis que o vosso corpo
(unidade composta) é o templo (singular) do Espírito Santo?" (1 Coríntios
6:19). Mas, vosso (pronome plural que indica unidade composta) forma um
só Templo no singular.
Isso significa que não é o corpo de
cada crente que é o templo de Deus. Se assim fosse, haveria vários templos
espalhados. Mas o verdadeiro templo de Deus é a Igreja, o corpo de
Cristo. E
o corpo não é um só membro, mas muitos. (1 Coríntios 12:14).
“Jesus Cristo é a principal pedra da
esquina; no qual TODO O EDIFÍCIO, bem ajustado, cresce PARA TEMPLO SANTO NO
SENHOR. No qual também vós JUNTAMENTE sois edificados PARA MORADA DE DEUS EM
ESPÍRITO.” (Efésios 2:20-22).
Paulo está dizendo que toda a Igreja
(todo o edifício) em Cristo cresce como uma construção, porque cada crente se
adapta perfeitamente a Igreja (todo o edifício) para ser o templo consagrado ao
Senhor. E os crentes da Igreja local são integrados nesse edifício, para
formarem, juntamente com todos os outros crentes, a morada em
que Deus habita pelo seu Espírito. Logo, O templo é a Igreja, a Assembleia
quando os crentes estão reunidos.
Ou seja, em Cristo é que todo o
edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no
Senhor, em quem os crentes entram CONJUNTAMENTE, pelo Espírito, na estrutura do
edifício que se torna a habitação de Deus.
Até mesmo o antigo Catecismo da
Igreja Católica já reconhecia: "A IGREJA é o TEMPLO do Espírito Santo
porque o Espírito Santo reside no corpo que é a Igreja: na sua Cabeça e nos
seus membros." - Papa Pio XII na encíclica Mystici Corporis.
Ou não sabeis que o VOSSO corpo é O
TEMPLO do Espírito Santo, que habita em VÓS, proveniente de Deus, e que não
sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19).
Novamente Paulo usa o pronome
possessivo da segunda pessoa do plural (VOSSO) indicando unidade composta.
Paulo nunca disse que cada crente
individualmente é um templo do Espírito Santo. Paulo escreveu uma carta para
uma IGREJA (Assembleia), e disse:
Não sabeis VÓS que sois O TEMPLO de Deus
e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de
Deus, Deus o destruirá; porque O TEMPLO de Deus, que sois vós, é santo. (1
Coríntios 3:16,17).
“Vós” é a coletividade. E há um só
templo que é santo. Se cada corpo fosse um templo, haveria vários templos
santos.
A IGREJA É O TEMPLO.
E vós também sois pedras vivas, com as
quais UM TEMPLO ESPIRITUAL é edificado. Além disso, sois sacerdotes santos. Por
meio de Jesus Cristo, oferecem sacrifícios espirituais que agradam a Deus. (1
Pedro 2:5).
Pela fé, somos honrados por sermos
“um lugar”, mas não apenas qualquer lugar, e sim um lugar sagrado. Pedro usa a
metáfora de “ser templo de Deus”. Na nova aliança, ainda há um lugar sagrado,
mas seus materiais de construção não são madeira, pedra ou metais preciosos.
Jesus Cristo é a pedra angular e os cristãos são as paredes do novo Santo
Lugar.
Pedro afirma que os crentes
individualmente são pedras vivas que, quando reunidas, um templo espiritual é
edificado.
No mundo antigo, no entanto, os
edifícios eram construídos para durar, eram construídos de pedra. O que Pedro
está dizendo aqui é que nossa honra está em sermos, nós, edificados para ser um
templo espiritual permanente.
Como Cristo é a pedra angular viva,
escolhida e preciosa do novo Santo Lugar de Deus, “também vós mesmos,
como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual” (1 Pedro 2:5).
O verbo “sois edificados” está na voz passiva, que denota que a ação é feita
para nós e não por nós, como disse Jesus: “edificarei a minha igreja” (Mateus
16.18). Ele está nos edificando em uma “casa espiritual”, significando que
somos “animados e habitados pelo Espírito Santo”. Pense nisso: nós, os crentes,
embora selados individualmente, somos coletivamente o templo do Deus vivo. Deus
vive entre nós – nós, aqui, referindo-se a toda a assembleia, ao povo.
5- QUEM REALMENTE HABITA NO CORPO DE
CADA CRENTE?
E, se Cristo está em vós, O CORPO, NA
VERDADE, ESTÁ MORTO POR CAUSA DO PECADO, mas o espírito vive por causa da
justiça. (Romanos 8:10).
O novo nascimento vivificou o nosso
espírito para a justificação, mas não houve nenhuma mudança no corpo.
Paulo nos diz que enquanto estivermos
neste corpo morto por causa do pecado, vivemos ausentes do Senhor. Mas
temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para HABITAR com o Senhor.
(2 Coríntios 5:6-8). Logo, se o corpo morto por causa do pecado fosse
a habitação do Senhor, não haveria a necessidade de transformação do corpo, mas
Paulo afirma que TODO salvo terá o corpo transformado.
Por quê?
Porque o que é nascido da carne (o
corpo gerado por nossos pais) é carne, e carne e sangue não podem herdar o
reino de Deus que está dentro de nós na nova criatura gerada por Deus. Por
isso, esse corpo que alguns dizem, sem conhecimento, ser a habitação e templo
de Deus, na verdade está morto por causa do pecado. Acaso Deus habita em um
corpo morto por causa do pecado?
E Adão viveu cento e trinta anos, e
gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de
Sete. E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e
gerou filhos e filhas. (Gênesis 5:3,4).
Adão enfrentou a tentação tanto por
si mesmo como pelos seus descendentes, mas caiu, levando à queda toda a sua
posteridade. Não somos a imagem de Deus, mas sim a imagem caída de Adão.
Herdamos o DNA do pecado de nossos pais. A semente é pecaminosa desde Adão,
desde o começo.
Eis que eu nasci em iniquidade, e em
pecado me concedeu minha mãe. (Salmos 51:5)
Os homens nascem pecadores, e isso
significa que o pecado habita em seus corpos mortos por causa do pecado. Paulo
explica isso ao dizer:
Porque eu sei QUE EM MIM, ISTO É, NA
MINHA CARNE, NÃO HABITA BEM ALGUM; e, com efeito, o querer está em mim, mas não
consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o
mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu,
mas O PECADO QUE HABITA EM MIM.
Acho então esta lei em mim, que, quando
quero fazer o bem, O MAL ESTÁ COMIGO.
Porque, segundo o HOMEM INTERIOR, tenho
prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra
a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da LEI DO PECADO QUE ESTÁ NOS
MEUS MEMBROS.
Miserável homem que eu sou! Quem me
livrará do CORPO desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor.
Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, MAS COM A CARNE À
LEI DO PECADO. (Romanos 7:18-25).
Paulo deixa claro que em seu corpo
não habita bem algum, mas o pecado habita em seu corpo.
Ora, ou o Espírito Santo habita no
corpo do crente ou o pecado habita no corpo do crente. O que não pode é o
Espírito Santo dividir o corpo com o pecado.
Seja, este tal, entregue a Satanás para
destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. (1
Coríntios 5:5).
Certa vez Paulo entregou um crente ao
diabo para destruição do seu corpo. Como pode o templo do Espírito Santo ser
entregue a satanás para ser destruído? Não pode.
Mas alguns podem alegar que Paulo
disse que o corpo é para o Senhor e o Senhor para o corpo (1 Coríntios 6:13).
Porém, neste texto Paulo faz um paralelo entre o corpo e a fornicação. O corpo
foi criado com a intenção de glorificar o Senhor, e o Senhor é necessário ao
corpo para que isto aconteça. Paulo usa a palavra corpo aqui num sentido mais
amplo do que simplesmente o tabernáculo físico, mas equivalente à personalidade
do homem.
Outros ainda podem argumentar que o
corpo é preservado sem mácula por Deus (1 Tessalonicenses 5:23). Porém, Paulo
ora para que o homem integral seja conservado (guardado) do juízo na vinda de
Cristo.
Como eu não sou daqueles que usam
versículos isolados, mas creio que a Bíblia interpreta a si mesma, Paulo
esclarece que essa preservação diz respeito ao dia da vinda de Cristo, quando
os corpos serão transformados para a remoção corrupção.
O qual vos confirmará também até ao fim,
para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Coríntios
1:8).
Na verdade, nós, que temos as
primícias do Espírito Santo, gememos esperando a redenção do nosso corpo
(Romanos 8:23).
6- ONDE ESTÁ O SELO DO ESPÍRITO
SANTO?
Em quem também vós estais, depois que
ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele
também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor
da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua
glória. (Efésios 1:13,14).
Penhor é um conceito jurídico que
significa uma garantia do cumprimento de uma promessa.
Cada crente é individualmente selado.
O Espírito Santo é o próprio selo. Sua presença garante a nossa salvação. O
Santo Espírito da promessa é o penhor da promessa que foi dada, a nossa herança
e o resgate da sua propriedade. Jesus Cristo nos comprou para Si mesmo e
deu-nos o Espírito Santo como uma garantia de que a redenção, que tão
maravilhosamente teve início, será completada para o louvor da sua glória.
Mas este selo está no corpo morto por
causa do pecado ou no espírito vivificado pela justiça?
Primeiramente devemos ter em mente
que o reino de Deus está dentro de nós (Lucas 17:21), e também que o Reino de
Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17). Mas, saiba
também que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem este corpo
perecível pode herdar o reino imperecível (1 Coríntios 15:50).
O Espírito Santo testifica com o
nosso espírito (Romanos 8:16), porque todo aquele que se une ao Senhor é um só
espírito com Ele (1 Coríntios 6:17). Logo, a relação se dá no espirito, e não
no corpo, porque as coisas espirituais se discernem no espírito.
7- O QUE É UMA IGREJA? UMA
CONGREGAÇÃO DE PESSOAS OU UM LUGAR?
A igreja é sempre um conjunto de
pessoas congregadas ligadas pelo Espírito Santo numa consciência cristica.
Corpo de Cristo é formado pelo
próprio Cristo como cabeça, membros, juntas e ligaduras. Sendo a Igreja, a
noiva de Cristo, um ajuntamento de igrejas locais formadas por crentes
evangelizados e discipulados por pastores, evangelistas e mestres, e servidos
por diáconos. Ou seja, guiadas por ministros por meio dos quais os crentes
vieram a crer (1 Coríntios 3:5).
O Corpo é místico porque sua função
primordial é atar os membros uns aos outros e uni-los à Cristo. A missão da
Igreja é terrena e voltada ao homem, isto é, pregar o Evangelho e fazer
discípulos através do ensino da doutrina cristã, e da guarda dos mandamentos,
numa organização eclesiástica.
Assim, a Igreja sempre é a
assembleia, e jamais será um crente isolado, e nem mesmo dois ou três, como
dizem por aí.
Se, pois, TODA A IGREJA SE CONGREGAR NUM
LUGAR, e todos falarem em línguas, e ENTRAREM indoutos ou infiéis, não dirão
porventura que estais loucos?
Mas, se todos profetizarem, e algum
indouto ou infiel ENTRAR, de todos é convencido, de todos é julgado.
E, portanto, os segredos do seu coração
ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, ADORARÁ A DEUS,
publicando que DEUS ESTÁ VERDADEIRAMENTE ENTRE VÓS.
Que fareis pois, irmãos? QUANDO VOS
AJUNTAIS, cada um de vós TEM SALMO, TEM DOUTRINA, TEM REVELAÇÃO, TEM LÍNGUA,
TEM INTERPRETAÇÃO. Faça-se tudo para edificação.
E, se alguém falar em língua
desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e
haja intérprete.
Mas, se não houver intérprete, esteja
CALADO NA IGREJA, e fale consigo mesmo, e com Deus.
E falem dois ou três profetas, e os outros
julguem.
Mas, se a outro, que ESTIVER ASSENTADO,
for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
Porque todos podereis PROFETIZAR, uns
depois dos outros; para que TODOS APRENDAM, e todos sejam consolados.
E os espíritos dos profetas estão
sujeitos aos profetas.
Porque Deus não é Deus de confusão,
senão de paz, como em TODAS AS IGREJAS DOS SANTOS.
As vossas MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS
IGREJAS; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também
ORDENA A LEI.
E, se querem aprender alguma coisa,
interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as
MULHERES FALEM NA IGREJA.
Porventura saiu dentre vós a palavra de
Deus? Ou veio ela somente para vós?
Se alguém cuida ser profeta, ou
espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.
(1 Coríntios 14:20-37)
Este longo texto é um MANDAMENTO DO
SENHOR. Isto significa que tem que ser obedecido por TODAS AS IGREJAS DOS
SANTOS, conforme diz a Palavra do Senhor. Observe que Paulo usa IGREJAS (no
plural), mostrando um conceito em que há mais de uma Igreja, distinta do
conceito de Corpo. Paulo está falando do conceito de Igreja local, onde devemos
sim congregar num lugar.
Mas Paulo também introduz outro
conceito de igreja quando diz:
As vossas MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS
IGREJAS.
Observe que Paulo utiliza outro
conceito de igreja tratando o próprio lugar como sendo igreja, e afirma que as
mulheres devem ficar caladas nas igrejas (novamente no plural), colocando que
as mulheres não falem nestes locais de congregação dos crentes.
Paulo também ordena que as mulheres
interroguem em casa a seus próprios maridos, dando a entender que estes lugares
são distintos das casas, criando uma contraposição ente os lugares: igrejas e
casas.
Não se pode ler que as mulheres
estejam caladas nas pessoas. É óbvio que Paulo define igrejas (plural) como
locais de congregações de pessoas.
O lugar aonde a Igreja se reúne é
chamado de "igreja" por metonímia. É também chamado de
"templo" por similitude. Este lugar pode ser necessário e o é para a
comunhão entre os irmãos, mas não é um lugar privilegiado para experiências com
Deus. A vida cristã, o cotidiano do crente, é este espaço privilegiado,
mormente o "quarto de oração" (Mateus 6:6).
Paulo fala que TODA A IGREJA DEVE SE
CONGREGAR NUM LUGAR. E Paulo deixa muito claro que este lugar é um templo.
Vejamos:
● É um lugar onde se ora em línguas.
● É um lugar onde os indoutos e os
infiéis podem ENTRAR.
● É um lugar onde todos podem
profetizar.
● É um lugar onde há conversão de
ímpios.
● É um lugar onde se ADORA A DEUS.
● É um Lugar onde DEUS ESTÁ
VERDADEIRAMENTE ENTRE OS CRENTES.
● É um lugar de comunhão onde os
crentes se AJUNTAM.
● É um lugar onde há SALMOS,
DOUTRINA, REVELAÇÃO, E DONS.
● É um lugar onde tudo é feito para
EDIFICAÇÃO dos santos.
● É um lugar onde se cumpre os
mandamentos que ORDENA A LEI DE CRISTO.
● É um lugar onde se pode estar
ASSENTADO.
● É um lugar onde todos podem
APRENDER.
● É um lugar onde todos podem ser
consolados.
Podemos ver que onde a Igreja se
reúne Deus está verdadeiramente presente no meio do seu povo.
A Igreja não é formada por pessoas
separadas, mas sim por pessoas congregadas. A Igreja é sempre congregações de
pessoas. Por isso Paulo diz que toda a igreja deve se CONGREGAR num LUGAR onde
os incrédulos possam ENTRAR para assistir ao culto (1 Coríntios 14:23,24), se
converter e adorar a Deus.
8- DOIS OU TRÊS REUNIDOS FORMAM
UMA IGREJA?
É evidente que cada cristão, como
sacerdote, tem livre acesso a Deus para invocar seu nome individualmente de
dentro do seu quarto ou em qualquer outro lugar. Lembre-se que um templo é todo
local onde Deus é invocado. Logo, o quarto de oração é um templo.
Porém, isso não torna o dono do
quarto uma igreja. E nem mesmo dois ou três reunidos formam uma Igreja. É obvio
que não estou negando que possa haver igrejas que tenham somente dois ou três
membros. Estou afirmando que não há um texto bíblico que afirme que dois ou
três são suficientes para constituir uma Igreja. Vejamos:
Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo
um ou dois, para que pela boca de DUAS OU TRÊS testemunhas toda a palavra seja
confirmada.
E, se não as escutar (as duas ou três),
DIZE-O À IGREJA; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio
e publicano.
Em verdade vos digo que tudo o que
ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será
desligado no céu. (Mateus 18:16-18)
Dizem que Deus está onde dois ou três
estiverem reunidos em Seu Nome formando uma igreja. Mas, e se esses dois ou
três estiverem reunidos num templo feito por mãos humanas, Deus estaria
ausente?
É obvio que estarão reunidos em algum
lugar feito por mãos humanas, e Deus não se prende a lugares. Isso é coisa dos
ignorantes da internet.
“Porque, onde estiverem dois ou três
reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mateus 18:20).
A confusão na interpretação desse
versículo está em tirá-lo do contexto. Lendo o contexto vemos claramente o seu
significado, e observaremos que se trata de um processo de disciplina na
igreja. O contexto aponta para uma busca de reconciliação de dois irmãos, onde
um pecou contra o outro.
Jesus ensina que o crente ofendido
deve repreender o crente ofensor. A primeira coisa a fazer é ir procurar o
ofensor em particular. Se o ofensor mostrar-se arrependido, a comunhão com o
ofendido será restaurada.
Se o ofensor não se arrepender, numa
segunda repreensão o crente ofendido deve levar consigo UM (que com ele soma
DOIS) ou DOIS (com ele soma TRÊS), para que por DUAS ou TRÊS testemunhas todo
conflito seja confirmado como previsto em Deuteronômio 19:15.
Se o ofensor ainda assim não se
mostrar arrependido, o caso deve ser levado à igreja para exame do assunto.
Observe que se os dois ou três
reunidos fossem Igreja, Jesus não precisaria dizer para eles levarem o caso ao
conhecimento da Igreja.
E o próprio fato de Jesus incluir o
crente ofendido como testemunha já nos diz muito. Veja que Jesus ordena que o
ofendido chame uma ou duas pessoas para serem testemunhas do ofendido. Mas
quando manda o ofendido levar o caso à Igreja, o ofendido se junta àquela uma
ou duas pessoas para diante da Igreja se tornar duas ou três já incluindo o
ofendido como testemunha. Assim, fica provado que nem um ou dois, e nem dois ou
três são Igreja.
A decisão da igreja local em ASSUNTOS
DE DISCIPLINA será ratificada no céu. Tudo o que ligardes na terra neste
contexto refere-se apenas ao perdão do pecador. Já tudo o que desligardes
refere-se à exclusão do pecador impenitente.
A promessa de que a oração será
atendida se ao menos DOIS de vós concordardes, fornece uma prova de que as
decisões de perdoar o ofensor arrependido ou de levar o caso ao conhecimento da
igreja local, NAS QUESTÕES DE DISCIPLINA, serão divinamente aprovadas se houver
a presença de duas ou três testemunhas que atestem a veracidade da ofensa.
Assim, quando duas ou mais pessoas se
reúnem no nome de Jesus, em obediência à Sua palavra, têm a autoridade vinda de
Deus para a solução de questões disciplinares. O foco desse texto é a solução
de um “litígio” entre irmãos na igreja local. Isso mostra que Deus está no meio
do Seu povo, conferindo-lhe a autoridade de Seu nome, quando estes se reúnem
para decidir questões disciplinares. Assim, a presença de Deus confere
autoridade na condução da disciplina ao ofensor que precisa arrepender-se de
seu pecado. Esse é o significado correto desse texto à luz do seu contexto. A presença
de Jesus confere valor à atividade disciplinar da igreja no tratamento de
litígios entre irmãos.
Um crente não é Igreja, mas sim um
membro do corpo. A Igreja é sempre uma assembleia de crentes congregados num
lugar.
Porque também o corpo não é um só
membro, mas muitos (1 Coríntios 12:14).
9- DEUS AINDA TEM TEMPLOS DE
PEDRA?
O apóstolo Paulo nos advertiu para
que não sejamos enganados por ninguém quanto à volta de Cristo.
Paulo ensinou que a volta de Cristo
será precedida de grande apostasia, e também da manifestação do anticristo, o
homem do pecado, o filho da perdição (2 Tessalonicenses 2:3).
“O qual se opõe, e se levanta contra
tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, NO
TEMPLO DE DEUS, querendo parecer Deus.” (2 Tessalonicenses 2:4).
Paulo esclarece que o anticristo se
oporá e se levantará contra tudo o que fizer referência a Deus e ao seu culto.
E até pretenderá mesmo tomar o lugar de Deus assentando-se no PRÓPRIO TEMPLO DE
DEUS, fazendo-se passar por Deus mesmo. Porém, alguns, sem conhecimento,
afirmam que não existe templo de Deus, e por isso jamais saberão explicar em
qual templo de Deus o anticristo se assentará.
Se o templo construído por mãos
humanas não é nada para Deus, como dizem os teólogos da Internet. Então, onde
se sentará o anticristo?
E foi-me dada uma cana semelhante a uma
vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar,
e os que nele adoram. (Apocalipse 11:1).
Para responder a pergunta sobre em
qual templo de Deus o anticristo se assentará, recorremos ao capítulo onze de
Apocalipse, que é tremendamente revelador, pois a cena narrada nele certamente
acontece em Jerusalém, a qual é especificamente chamada de lugar onde o Senhor
foi crucificado.
Este capítulo trata de acontecimentos
que ainda não aconteceram, mas acontecerão literalmente na "cidade
santa" no final dos tempos.
João recebe a ordem para medir com
uma cana o templo de Deus, o seu altar, e os que lá adoram, o que certamente
implica de que haverá um templo de Deus em Jerusalém nessa ocasião.
10- NA HABITAÇÃO DE DEUS NÃO HÁ
TEMPLO?
Não. Na Nova Jerusalém onde Deus
habitará para sempre com o seu povo não haverá templo.
Jesus afirmou:
Nós ouvimos-lhe dizer: Eu derrubarei
este templo, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro,
não feito por mãos de homens (Marcos 14:58).
Jesus fala profeticamente que o seu
corpo imaculado é um templo. Mas o Deus esvaziado diz que em três dias
construiria OUTRO TEMPLO. De que templo Jesus estava falando?
Jesus não estava falando de um templo
que fosse ocupado por adoradores, mas falava do seu corpo glorificado, o
verdadeiro e definitivo templo.
E nela não vi templo, porque o seu
templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. (Apocalipse 21:22).
João afirmou que a cidade santa, a
Nova Jerusalém, não tem templo, e que é tão brilhantemente iluminada pela
glória de Deus que não tem necessidade da luz do sol ou da luz refletida pela
lua.
Lá não haverá templo; pelo simples
motivo de que não é necessário. Aquilo que agora precisa ser separado do mundo
e santificado para Deus, não será mais necessário diante dAquele que é
santíssimo. A presença de Deus já não precisa mais ser buscada; é conhecida; é
sentida, é vivida.
11- SE DEUS NÃO HABITA EM TEMPLOS
FEITOS PELAS MÃOS DOS HOMENS, ONDE AS IGREJAS DEVEM CONGREGAR?
Há um ensinamento bíblico que nos
ordena a não deixarmos de nos congregar. Contudo, há um erro por parte dos
rebeldes em julgar que o motivo de nos reunirmos é por causa de Deus. O templo
ou qualquer outra construção onde os irmãos possam se reunir são locais
construídos por mãos humanas.
ENTÃO NÃO É NECESSÁRIO IR AO TEMPLO?
"E todos os que criam estavam
juntos, e tinham tudo em comum." (Atos 2:44).
Ninguém crê que a Igreja é o local. Isto
é uma figura de linguagem chamada metonímia. Ou você pensa que alguém acha que
a Igreja (templo de pedra) é que irá morar com Cristo?
Não. Não fazemos o sinal na cruz em
reverência a templos de pedras. A Igreja sempre foi a assembleia, o ajuntamento
de pessoas.
Aprenda que Paulo disse para se
reunir num lugar. Que lugar? Qualquer lugar. Até mesmo num local que é por
similitude chamado de templo, e por metonímia chamado de Igreja. É isso que
Paulo fala em 1 Coríntios 14:23.
Devemos congregar num lugar com
frequência. Paulo ordenou a Igreja de Corinto a fazer uma coleta de dinheiro a
cada primeiro dia da semana (1 Coríntios 16:2).
Note-se bem a primeira parte deste
texto sagrado “no primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que
puder ajuntar”. Como pode ver de acordo com os preceitos do novo testamento, as
reuniões eram um conceito metódico. Pois, o método implica em regularidade. Ou
seja, havia a regularidade de frequência semanal.
Na verdade, temos várias razões para
irmos ao templo. Mas, nenhuma delas por causa de Deus. Vejamos algumas:
1- Devemos ir ao templo para comungar
com os nossos irmãos;
2- Devemos ir ao templo para ajudar
os irmãos mais necessitados;
3- Devemos ir ao templo para
interceder por nossos irmãos;
4- Devemos ir ao templo compartilhar
dons espirituais;
5- Devemos ir ao templo dar
testemunhos;
6- Devemos ir ao templo ouvir a
palavra de Deus;
7- Devemos ir ao templo estudar a
palavra de Deus;
8- Devemos ir ao templo participar da
ceia;
9- Devemos ir ao templo fortalecer os
irmãos fracos na fé.
"E perseveravam na doutrina dos
apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." (Atos 2:42).
Resumindo, vamos ao templo apenas
para ter comunhão com nossos irmãos em Cristo, onde invocamos o nome de Deus em
favor deles, vivendo uns aos outros.
12- ONDE OS APÓSTOLOS E A IGREJA
PRIMITIVA SE REUNIAM?
A- NAS CASAS
O escritor Bob Fitts defende o
desenvolvimento de igrejas em casas.
"E, considerando ele nisto, foi à
CASA de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam
REUNIDOS e oravam." (Atos 12:12).
“Saudai Priscila e Áquila, meus
cooperadores em Cristo Jesus... saudai igualmente a IGREJA QUE SE REÚNE NA CASA
DELES” (Romanos 16.3-5).
“Saudai os irmãos de Laodicéia, e Ninfa,
e à IGREJA QUE ELA HOSPEDA EM SUA CASA” (Colossenses 4,15).
“Ao amado Filemom e À IGREJA QUE ESTÁ EM
TUA CASA” (Filemom 1,2).
Com base nos versículos acima, é
óbvio que a Igreja Primitiva reunia-se em casas. Essas casas não eram o que
poderíamos chamar de um prédio característico e específico de uma igreja. Eram
casas em que as pessoas moravam, e eram abertas como um local de reunião para a
igreja. Contudo, Bob Fitts defende as igrejas em casas alegando que o Altíssimo
não habita em templo feito por mãos humanas, esquecendo-se que as casas também
são construções de mãos humanas. Neste caso, também não poderíamos nos reunir
em casas, e os apóstolos e a igreja primitiva teriam errado ao se reunirem nas
casas.
B- NO TEMPLO
A igreja primitiva e os apóstolos SE
REUNIAM no templo.
"E todos os dias, NO TEMPLO e nas
casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo." (Atos
5:42).
“E Pedro e João subiam juntos ao TEMPLO
à hora da oração, a nona.” (Atos 3:1) – (2 ou 3 reunidos).
“E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém,
quando orava no TEMPLO, fui arrebatado para fora de mim.” (Atos 22:17).
Com base nos versículos acima, é
óbvio que a Igreja Primitiva também se reunia no templo. O texto bíblico também
mostra que é possível louvar a Deus mesmo estando dentro de um templo feitos
por mãos humanas:
“E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou,
e entrou com eles NO TEMPLO, andando, e saltando, e louvando a Deus.” (Atos
3:8).
Mas, o texto bíblico também nos
mostra que era possível PECAR CONTRA UM TEMPLO consagrado a Deus:
“Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não
pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra
César.” (Atos 25:8).
O que importa é ensinar e anunciar a
Jesus e a sua palavra, insistindo a tempo e fora de tempo, para repreender,
corrigir, e exortar com toda a paciência e doutrina (2 Timóteo 4:2). E, mesmo
que alguns preguem a Cristo por inveja e rivalidade, por ambição egoísta e sem
sinceridade, pouco importa. O importante é que de qualquer forma, seja por
motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro
(Filipenses 1:15,17,18).
É evidente que o fato de Deus não
habitar em templo feito por mãos humanas não transforma em profanos os templos
de tijolos construídos pelos homens.
C- NO ALPENDRE DE SALOMÃO
A igreja primitiva também se reunia
no alpendre de Salomão, que era um pórtico apoiado em grandes colunas e
construído no pátio do Templo.
“Os apóstolos realizavam muitos sinais e
maravilhas entre o povo. Todos os que creram costumavam reunir-se no Pórtico de
Salomão.” (Atos 5:12).
Mais uma vez fica evidente que a
igreja se reunia até mesmo na varanda do templo, pois o que importava era a
comunhão entre os irmãos.
D- NO CENÁCULO
A palavra cenáculo não aparece
originalmente na Bíblia. Na verdade, essa palavra vem do latim cenaculum,
e é utilizada nos textos bíblicos para traduzir algumas palavras hebraicas e
gregas. Basicamente, a palavra cenáculo significa algo como “sala de
refeições”, ou, de modo mais genérico, “quarto no andar superior de uma casa”.
Essa palavra é derivada do termo latino cena, que significa “jantar” ou “ceia”.
Já no livro de Atos dos Apóstolos,
cenáculo traduz a palavra grega huperoon e indica o lugar onde os
discípulos SE REUNIRAM após a ascensão de Cristo ao céu:
“E, entrando, subiram ao cenáculo, onde
permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus;
Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago.” (Atos 1:13)
Foi no cenáculo onde ocorreu a
escolha de Matias para ocupar o lugar de Judas Iscariotes (Atos 1:26) e onde o
Espírito Santo foi derramado sobre eles no dia de Pentecostes (Atos 2).
Foi no cenáculo onde Dorcas foi
ressuscitada (Atos 9:39), e também foi no cenáculo que Paulo pregava quando um
Jovem, por nome de Êutico, caiu de uma janela (Atos 20:8,9).
Mais uma vez fica evidente que a
igreja primitiva primeiramente se reunia no cenáculo.
Concluímos que tanto o cenáculo,
quanto o templo, o alpendre de Salomão e as casas são criações de mãos humanas,
e nem por isso a Igreja deixou de se reunir nestes locais.
13- JESUS CUROU NO TEMPLO?
Muitos incircuncisos de coração, na
dureza de seus corações, afirmam que Jesus jamais operou curas ou milagres no
templo. Jesus ia ao templo e às sinagogas, onde Jesus operou maravilhas:
Jesus ENTROU NO TEMPLO e expulsou todos
os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as
cadeiras dos que vendiam pombas, e lhes disse: "Está escrito: ‘A MINHA
CASA será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de
ladrões’". Os cegos e os mancos aproximaram-se dele NO TEMPLO, e ELE OS
CUROU. (Mateus 21:12-14).
Esta fala de Jesus é externamente
reveladora porque Ele cita Isaías 56:7 onde Deus
diz: “A
minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.”.
Com isso Jesus reconhece o templo
como sendo a sua casa. Mas, Jesus também ensina que templo não é um local onde
Deus habita, mas sim o local onde Deus é invocado por meio da oração. E Jesus
operou curas no templo.
“E outra vez entrou na sinagoga, e
estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. E estavam observando-o se
curaria no sábado, para o acusarem. E disse ao homem que tinha a mão mirrada:
Levanta-te e vem para o meio. E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem,
ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. E, olhando para eles
em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem:
Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a
outra.” (Marcos 3:1-5).
Portanto, Jesus curou o homem da mão
mirrada numa sinagoga, que eram locais de adoração, oração e aprendizado da
palavra de Deus.
As sinagogas eram uma espécie de casa
que recebia as pessoas para cultuar a Deus. Provavelmente após o cativeiro elas
se multiplicaram ainda mais, por causa de seu modelo simples e funcional, e
evoluíram em estrutura, tornando-se muito populares.
Embora Deus nunca tenha ordenado suas
construções, as sinagogas são citadas em vários trechos da Bíblia, sendo
frequentadas por Cristo e seus apóstolos:
“Indo (Jesus) para Nazaré, onde fora
criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o SEU COSTUME, e levantou-se
para ler.” (Lucas 4:16).
“Depois da leitura da lei e dos
profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma
palavra de exortação para o povo, dizei-a.” (Atos 13:15).
“E, navegando de Pafos, Paulo e seus
companheiros dirigiram-se a Perge da Panfília. João, porém, apartando-se deles,
voltou para Jerusalém. Mas eles, atravessando de Perge para a Antioquia da
Pisídia, indo num sábado à sinagoga, assentaram-se.” (Atos 13:13,14).
Note que as sinagogas, no tempo
citado nos versículos, eram parte do culto normal do povo. E, no início do
cristianismo, as sinagogas serviram como locais de propagação da Palavra de
Jesus.
14- UM TEMPLO PODE SER CHAMADO DE
CASA DE DEUS?
Deus afirmou:
Também os levarei ao meu santo monte, e
os alegrarei na MINHA CASA DE ORAÇÃO; os seus holocaustos e os seus sacrifícios
serão aceitos no meu altar; porque a MINHA CASA SERÁ CHAMADA CASA DE ORAÇÃO para
todos os povos. (Isaías 56:7).
Jesus afirmou:
Está escrito: A minha casa será chamada
casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. (Mateus
21:13).
Não há dúvida de que Deus nunca
habitou em templos feitos por mãos humanas. O próprio Salomão admitiu isso
quando consagrou o templo a Deus.
Também não há dúvida de que Deus
afirmou que o templo construído por Salomão era sua casa.
Mais tarde Jesus afirmou que o templo
construído por Herodes também era a casa de Deus.
Por que Deus chamou de casa dois
templos em que Ele jamais habitou?
Quando Davi quis edificar uma casa ao
nome do Senhor, Deus não lhe permitiu, dizendo:
Contudo tu não edificarás a casa, mas
teu filho, que há de proceder de teus lombos, esse edificará a casa AO MEU NOME
(2 Crônicas 6:9).
Assim, Deus chamou o templo de MINHA
CASA porque foi edificada AO NOME DO SENHOR. Ou seja, foi consagrada e
santificada ao Senhor.
Assim, todo local em que a Igreja se
reúne para invocar o NOME do Senhor pode ser chamado de CASA DO SENHOR.
Não é casa do Senhor porque Ele
habita ali. Mas é casa do Senhor porque foi edificada ao nome do Senhor.
15- JESUS NOS PROIBIU DE CULTUAR EM
TEMPLOS?
Dizem que Jesus proibiu o seu povo de
cultuar a Deus em templos feitos por homens. Isso é verdade? Vejamos:
Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és
profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o
lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora
vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não conheceis; nós
adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os
verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai
procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e é necessário que os
que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:19-23).
Não, Jesus jamais falou sobre templo
neste texto. Na verdade Jesus afirmou que havia chegado o tempo em que Deus
exigiria uma adoração que transcendesse qualquer tipo de lugar, pois ocorreria
no templo espiritual.
A mulher samaritana reconhece que
Jesus é um profeta, portador da verdade, e o questiona sobre o local correto
para adorar a Deus, se no monte como faziam os samaritanos, ou se em Jerusalém
como faziam os judeus.
A resposta de Jesus vai além do que
lhe foi perguntado.
Jesus afirma que os samaritanos estão
errados, não apenas quanto ao lugar (monte), mas também em toda base e natureza
de sua adoração, pois em todos esses aspectos a verdade está com os judeus.
Jesus afirma que Deus é Espírito, e,
como tal, Ele convida e exige uma adoração espiritual.
A adoração dos samaritanos no monte
era defeituosa porque eles não receberam os escritos proféticos. Já a adoração
dos judeus em Jerusalém era carnal, lidando apenas com letras, tipos e
cerimônias.
A mensagem de Cristo revelou o
significado de todas essas ordenanças carnais e dos sacrifícios legais, que
tiveram toda a sua consumação em sua oferta de si mesmo. Assim, uma dispensação
espiritual tomou o lugar do carnal que a prefigurava. A pregação do Evangelho
revelou a verdadeira natureza de Deus.
Jesus mostrou o que realmente importa
na adoração. Nosso Senhor traz diante da mulher samaritana o grande OBJETO de
toda adoração aceitável – “O PAI”.
O PAI AINDA CONTINUA BUSCANDO OS
VERDADEIROS ADORADORES?
No entanto, está chegando a hora, e de
fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e
em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. (João 4:23).
A tradução mais correta seria, mas vem
uma hora. Jesus acrescenta "e agora é". O culto local
ainda não estava cedendo para espiritual; mas um grupo de verdadeiros
adoradores estava sendo reunido, e alguns já estavam seguindo-o.
Assim, quando Jesus diz que Deus
estava buscando os verdadeiros adoradores, Ele referia-se aos discípulos que o
Pai Lhe dava, que na hora chegada deixariam o local de adorar, para adorar em
todo local em espírito. Hoje essa busca acontece pela chamada, por meio da
pregação.
Todos os que se tornaram um só
espírito com Cristo são verdadeiros adoradores.
O QUE SIGNIFICA ADORAR EM ESPÍRITO?
O vínculo entre a natureza humana e o
divino está no espírito humano, que é o santuário do Espírito Santo (1
Coríntios 6:19). Toda a verdadeira aproximação a Deus deve, portanto, ser em
espírito. (Romanos 1: 9 - Efésios 6:18).
O culto espiritual é aquele onde o
espírito é vinculado a Deus, e onde não dependemos de formas externas para
aceitação.
Não por do meio de sombras e tipos,
nem por meio de sacrifícios e ofertas sangrentas, mas da maneira representada
ou tipificada por todos esses (Hebreus 9:9,24). No verdadeiro caminho do acesso
direto a Deus através de Jesus Cristo.
Jesus não proibiu a adoração no monte
e nem em Jerusalém. Jesus não mudou o local da adoração, Muito, além disso, Ele
mudou a forma como a adoração é aceitável ao Pai, em espírito e em verdade.
Os verdadeiros adoradores devem
adorar o Pai - Não aqui ou apenas lá, mas em todos os momentos e em todos os
lugares.
O que é mais importante saber é que agora,
em todas as línguas, países e lugares os homens devem adorar a Deus em
espírito, oferecendo o sacrifício, não de animais, mas de si mesmos; amar e
obedecê-lo em todas as coisas, que é a verdade da adoração.
16- AS OBRAS DAS DENOMINAÇÕES
Porque Deus não é injusto para se
esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome
mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. (Hebreus 6:10).
Por quase 500 anos as denominações
cristãs têm pregado o evangelho mundo afora apresentando Jesus Cristo às
Américas, à Ásia, à Oceania e à África.
As denominações cristãs também têm
realizado obras sociais e missionárias grandiosas. E, Deus não é injusto para
agora rejeitar as denominações somente porque alguns mercenários, que não são
pastores, fazem comercialização da fé. Na verdade esses mercenários têm um
comércio. Suas igrejas, na verdade, são covis de salteadores, como disse Jesus.
O cristianismo é responsável por
grandes instituições de acolhimento e de restituição de dignidade humana.
Creches, escolas, asilos, hospitais, universidades e orfanatos estão entre as
diversas instituições fundadas por cristãos mundo afora.
Diante de tragédias e calamidades as
Igrejas cristãs abrem suas portas para acolher os desabrigados.
Hoje quando vejo alguns lobos
atacando e criticando as denominações, eu sei que essas pessoas são injustas,
porque se as denominações não tivessem enviado seus missionários para pregar o
Evangelho no Brasil, esses lobos estariam até hoje adorando imagens.
Jesus explicou que os lobos são
aqueles que afugentam os mercenários apenas para arrebatar e dispersar as
ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor,
de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo
as arrebata e dispersa as ovelhas. (João 10:12)
Se você luta por uma volta das
denominações às escrituras, e batalha a favor do Reino, visando uma igreja mais
saudável. Estamos juntos. Agora, se você demoniza todas as denominações e todos
os pastores, e luta contra tudo que te faça lembrar um templo evangélico, eu
não estou com você; porque de certa forma, quem luta contra a Noiva de Cristo é
um Anticristo.
Muita gente me procura dizendo que em
sua cidade não tem uma igreja legal, de gente boa de Deus, que seja sadia na
pregação do Evangelho e comprometida com os dramas deste tempo. Ora, eu
pergunto, “E por que você não começa algo?”. As respostas, confesso, são
constrangedoras: “Não tenho talento”, “Não tenho um espaço”, “Não sei pregar”,
“Estou só”, “Não tenho recursos”...
É curioso, contudo, ver como alguém
que reclama da velha estrutura e do engessamento da instituição, sucumbe ao
conformismo paralisante, uma vez que ele próprio continua cheio de
condicionamentos e amputações. Sim, digo isso, pois se alguém quer mesmo
começar algo do Evangelho, não precisará de templo, púlpito, órgão, dízimos, de
teologia, nem nada que não seja um desejo sincero de amar e servir pessoas e
uma paixão pelo anúncio das Verdades do Reino e da Salvação. Para tal, ninguém
precisa ir ao seminário e virar pastor.
Então, se você quer ver alguma coisa
séria em sua cidade, no seu bairro, comece você mesmo! Se precisar de
comissionamento formal para fazer isso, dou-te agora: “Em nome de Jesus,
levanta-te, larga tuas algemas e medos, deixa teus confortos e mazelas das
redes sociais, abre-te a Luz e a Verdade e prega a Palavra da Vida!”. Pronto!
Você já está ordenado. Pode ir e fazer o que tem que ser feito. O resto é
conversa mole de quem é perito em desculpas e doutorando em dificuldades.
17- SÓ EXISTE UMA IGREJA SEM PLACA
DENOMINACIONAL E SEM CNPJ.
Porque Deus não é Deus de confusão,
senão de paz, como em TODAS AS IGREJAS dos santos. (1 Coríntios 14:33).
Um grupo de pessoas pode se associar
para cultuar a Deus nas casas. Mas, qualquer reunião de cristãos tem que ter
por objetivo a salvação do perdido através da pregação do Evangelho. Assim,
Deus dará o crescimento, e a partir daí este grupo precisará de um lugar maior
para se reunir. Precisará também OBRIGATORIAMENTE de CNPJ, razão social (placa
denominacional) e alvará dos bombeiros e da Prefeitura e de todos os documentos
contábeis que a Lei exige. Dai a César o que é de César, e dai a Deus o que é
de Deus.
O Código Civil, em seu inciso IV
artigo 44, estabelece que as organizações religiosas sejam pessoas jurídicas de
direito privado, necessitando assim, obrigatoriamente seu registro no Cartório
de Pessoa Jurídica. Ou seja, obrigatoriamente tem que ter CNPJ e razão social
(placa denominacional).
Mas os indoutos não possuem o mínimo
entendimento do que é igreja. Pois, se espiritualmente pudessem discernir o que
é a Igreja do Senhor, saberiam que todo o corpo de Cristo, para efetuar o
crescimento dado por Deus, precisa obrigatoriamente ser provido e organizado
pelas juntas e ligaduras (Colossenses 2:19). Mas, os indoutos não aceitam a
organização do corpo de Cristo e também negam as juntas e ligaduras que
organizam e alimentam o corpo. Portanto, mostrarei que igreja é um ajuntamento
regular, localizável e organizado.
Uma simples leitura de Romanos 13 na
linguagem de hoje nos mostra que devemos obedecer às leis de nosso país:
Submetam-se aos poderes instituídos.
Porque a autoridade que possuem é-lhes concedida por Deus. Por isso os que
recusam obedecer às leis do país revoltam-se contra uma ordem que Deus estabeleceu,
e trarão sobre si o seu juízo. Porque os magistrados não metem medo a quem faça
o bem, mas sim a quem pratica o mal. Portanto, se quiseres nada ter a temer das
autoridades, respeita as leis e tudo te correrá bem. A autoridade é um
representante dessa ordem instituída por Deus, que existe para teu bem. Mas se
fizeres algo de condenável, então com razão terás que recear, pois terá de
punir-te. Deus a instituiu para esse exato fim, de castigar quem pratica o mal.
Portanto deves obedecer às autoridades por duas razões: para evitares seres
castigados e para teres uma consciência limpa. (Romanos 13:1-5).
18- O QUE É A IGREJA?
Deus não habita nem em prédios de
tijolo nem em corações de pedra. Então, cabe perguntar, o que é uma igreja?
Bem, igreja, conforme a doutrina cristã é um ajuntamento regular, localizável e
organizado. O próprio nome grego Eclésia (Assembleia) já demanda, por si só,
estas características.
Assim, não é possível estabelecer um
conceito sobre igreja a partir de um modelo anárquico, ou seja, algo que
acontece a revelia de todos os padrões mínimos que caracterizam a formação e o
estabelecimento de grupos sociais com objetivos comuns.
É impossível pensar em igreja sem
regularidade, pois, se não há um propósito para o ajuntamento, o que existe é a
informalidade do encontro e tal característica, dificilmente, viabiliza a
perenidade de um grupo humano. O que faz com que laços se constituam e se
mantenham é a regularidade do convívio, pois, como é possível a comunidade de
fé ser um Corpo se cada membro tem sua própria agenda e, sendo assim, não
prioriza o encontro que atende a objetivos comuns?
Também não é possível ser igreja sem
que haja um lugar para o culto, o partir do pão, a adoração, a coleta para os
necessitados, o serviço solidário, o exercício dos dons, as missões, o ensino e
tantas outras características que vemos no livro dos Atos e nas epístolas.
A igreja é Universal, no sentido de
sua constituição atemporal, não espacial e mística, como Corpo de Cristo e
Família de Deus, mas ela também é local, no sentido de seu ajuntamento
geográfico formal! Todas as comunidades neotestamentárias possuíam um lugar
próprio de encontro e culto, mesmo que ele fosse uma casa, um salão, ou até
mesmo o cemitério! As cartas do Apocalipse, enviadas pelo próprio Senhor, bem
como as cartas de Paulo, foram endereçadas a igrejas localizáveis e não apenas
aos errantes espalhados pelo mundo anunciando a Salvação.
A existência de um lugar promove não
só o acolhimento, mas até mesmo o desenvolvimento das pessoas, com estruturas
adequadas para as ministrações, para a comunhão e o serviço. Desconstruir isso
é investir na impessoalização da fé, num mundo onde tudo já está impregnado
pelo virtual e pelo individual.
Por último, a igreja é organizada,
uma vez que existem pessoas exercendo funções específicas e serviços sendo
ministrados: assistência aos pobres, ensino das Escrituras, preparação e envio
de missionários, atendimentos pastorais, atividades ligadas à oração, a
adoração, dentre outros tantos. Sem uma organização, mínima que seja, não é
possível uma estrutura funcionar. Não há pecado em formalizar as coisas, o
pecado está no culto que se faz à forma!
Portanto, você pode ser de Deus e ser
discípulo de Jesus mesmo escolhendo não se ajuntar, mas é impossível imaginar
que uma igreja se estabeleça como algo casual, que acontece a qualquer hora, em
qualquer lugar, ou informal, que promove encontros descompromissados. Não
devemos confundir a vida dos que estão na igreja com a igreja em si.
Na reunião da assembleia Jesus se faz
presente, se ele for buscado e, como sabemos Deus não se prende a templos e
aboliu toda a geografia que diz respeito ao sagrado, por isso nos reunimos para
ter comunhão com os irmãos. Contudo, o encontro ocasional e fortuito, de
maneira nenhuma, se constitui igreja e isso conforme o que nos está dito no
livro dos Atos dos Apóstolos, nas Epístolas e no Apocalipse de João.
Mas se alguém quiser fazer polêmica a
esse respeito, nós não temos esse costume, nem as igrejas de Deus. (1 Coríntios
11:16).
CONCLUSÃO
A IGREJA É IMPORTANTE.
Os judeus erroneamente julgavam que
Cristo veio para liberta-los da escravidão do império romano. No entanto,
Cristo não só pagava impostos, mas também era amigo dos publicanos (cobradores
de impostos). Cristo também pregava: "Dai a Cesar o que é de César".
Ainda hoje muitos, erroneamente,
julgam que Cristo veio para liberta-los da escravidão de um suposto sistema
religioso. No entanto, Cristo ratificou a oferta da viúva, defendeu o dízimo e
a observância da Lei, foi ao templo e às sinagogas com frequência.
O apóstolo Paulo tinha sido um
perseguidor da Igreja de Cristo, supondo que assim glorificava a Deus.
Será que a sua luta para a
"glória" de Deus, não passa de um ativismo cego, que em nada exalta a
Cristo?
Cristo exortou asperamente a
hipocrisia de alguns fariseus, e não o farisaísmo. E hipocrisia nada mais é do
que a velha mentira do Éden. É pecado.
Nicodemos e Saulo eram fariseus. José
de Arimateia era membro do Sinédrio. E todos amavam a Jesus, e eram amados por
Ele.
Jesus veio para estabelecer o seu
Reino (que não é deste mundo), não para livrar de governos humanos ou sistemas
religiosos, mas sim para livrar todo aquele que nEle crer da ira de Deus que há
de vir sobre a terra.
E anunciamos ao mundo que esta
salvação é obtida gratuitamente pela fé em Jesus Cristo.
Há pessoas que aprendem sempre, e
nunca PODEM chegar ao conhecimento da verdade. (2 Timóteo 3:7).
Muitos, apesar de SEMPRE aprenderem,
NUNCA PODEM alcançar a verdade.
Observe que não se trata de não
querer ou não se esforçar, mas sim de não poder. Por isso, muitos combatem o
templo feito por mãos humanas, combatem o dízimo, defendem que podem julgar o
seu próximo, etc. Ou seja, vivem coando mosquitos. Pois, chegar ao conhecimento
da verdade não depende de quem quer, nem de quem se esforça, mas de Deus, que
se compadece. (Romanos 9:16).
O que é o Evangelho? É uma boa
notícia que deve ser divulgada aos homens. E qual é a boa notícia? Deus, por
amor, se tornou propício aos homens e agora os homens podem se reconciliar com
Deus refazendo a amizade que foi quebrada no Éden pelo pecado.
A mensagem do Evangelho não é dizer
aos homens que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas. Também não é
dizer que Jesus ama os homens e nem convidá-los para a Igreja. A boa notícia é
que Deus lançou sobre Cristo os pecados dos homens, e Cristo os levou sobre Si.
Os pecados faziam a separação entre Deus e os homens. E esta separação era
representada pelo véu do templo, que foi rasgado no momento em Deus imputou a
Cristo os pecados dos homens.
Tudo isso é obra de Deus, que nos
reconciliou consigo mesmo, através daquilo que Cristo fez por nós e nos confiou
a missão de anunciar essa mesma reconciliação.
Porque Deus estava em Cristo,
reconciliando o mundo consigo mesmo, não mais considerando os pecados dos
homens como razão de acusação contra eles. Eis, pois a mensagem que pregamos.
Somos então como embaixadores de Cristo.
E é como se Deus por nosso meio lançasse um apelo aos homens. Nós vos
suplicamos então, da parte de Cristo, que se reconciliem com Deus!
Deus carregou todo o nosso pecado sobre
Cristo, que estava isento de qualquer pecado, para que nele fôssemos revestidos
da justiça de Deus. (2 Coríntios 5:18-21).
Muitos não querem se envolver com uma
Igreja local e, além disso, incentivam muitos outros a não frequentar —
parece-me que esse é o principal “método evangelístico” de muitos dos
murmuradores.
A primeira orientação que faço a
respeito dos tais é:
1- Não deem ouvidos aos que militam
contra tudo que diz respeito ao trabalho iniciado pelos Apóstolos do Senhor
Jesus.
2- Sejam cautelosos ao tentar
dialogar com eles, pois são persuasivos e sempre estão preparados com palavras
prontas, se utilizam dos erros cometidos pelos falsos mestres e das “Igrejas”
que militam na teologia da prosperidade para atacarem todas as denominações e
pastores, como se todos fossem iguais. A generalização é a máxima deles. Sejam
muito cautelosos quanto a aplicar censura precipitada ou absoluta a qualquer
deles, pois não é coisa fácil discernir entre alguém que se professa cristão.
Alguns podem pensar que isso é uma tarefa fácil, mas não é.
3- Nosso dever como cristão é
procurar um meio bíblico de lidarmos com essas pessoas. Para isso é necessário
que sejamos assíduos aos cultos públicos e a devoção particular, como na
frequência às reuniões da Igreja local, firmes na leitura da Palavra de Deus.
4- Devemos gastar tempo com os
indiferentes com o fim de despertá-los, e com os negligentes com o fim de
admoestá-los. Se encontrarmos alguém doente na fé, devemos aproveitar essa
oportunidade para usar nossos recursos na cura deles, abrandando os corações e
abrir-lhes os ouvidos e o entendimento.
Muitos afirmam que não é a Igreja do
Senhor o templo, mas onde estiverem dois ou três reunidos no nome do Senhor —
claro que sim, onde estiverem REUNIDOS EM NOME DO SENHOR, e isso normalmente se
vê nas reuniões nos templos, com louvores, orações e pregação bíblica, não é
qualquer lugar onde tem ajuntamento de pessoas que podemos chamar de Igreja,
alguns se reúnem para falar coisas que não tem nada a ver com o sagrado — isso
não é Igreja.
Segue um bom conselho de Augustus
Nicodemus:
“Que Deus me guarde de encorajar
pessoas que dizem crer em Jesus, e que não se congregam com outros cristãos, a
pensarem que está tudo bem com elas. Para mim, existe apenas uma situação em
que um crente verdadeiro pode ficar sem se congregar com outros crentes e se
alimentando por sermões no YouTube, que é se ele morar numa cidade onde não há
nenhuma igreja evangélica que pregue a Palavra com fidelidade. Ainda assim,
essa pessoa deveria procurar contato com igrejas bíblicas de outras cidades
próximas e propor o início de um trabalho evangélico na sua cidade, e se possível,
até oferecer sua casa como ponto de pregação.”
Que Deus nos ajude!