“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu
nome, ali estou no meio deles.” Mateus 18:20
A confusão na
interpretação desse versículo está em tirá-lo do contexto. Lendo o contexto
vemos claramente o seu significado, e observaremos que se trata de um processo
de disciplina na igreja. O contexto aponta para uma busca de reconciliação de
dois irmãos, onde um pecou contra o outro.
Certa vez ouvi
alguém dizendo que não compreendia este versículo porque ele passava a
impressão que quando a pessoa está orando sozinha, Deus não estará presente e não
a ouvirá.
O contexto refere-se apenas a instruções sobre como proceder em relação
a quem nos tem ofendido. Jesus ensina
como ofendido deve repreender o ofensor. A primeira coisa a fazer é ir procurar
o ofensor em particular, sem esperar que este lhe peça perdão. Se o ofensor
mostrar-se arrependido, a comunhão com o ofendido será restaurada.
Se o ofensor não
se arrepender, numa segunda repreensão o ofensor deve levar consigo UM (que com
ele soma DOIS) ou DOIS (com ele soma TRÊS), para que por DUAS ou TRÊS testemunhas
toda a estória seja confirmada como previsto em Deuteronômio 19:15.
Se o
ofensor ainda assim não se mostrar arrependido, o caso deve ser levado à igreja
local para exame do assunto (isso se o pecado cometido for suficientemente
grave para afetar a comunhão da igreja local).
Se o ofensor não
se arrepender diante da igreja, ele não deve mais ser considerado um cristão,
mas sim como ímpio (gentio e publicano). É claro que tal tratamento deve
envolver todos os esforços para leva-lo ao arrependimento.
A decisão da
igreja local em ASSUNTOS DE DISCIPLINA será ratificada no céu. Tudo o que
ligardes na terra neste contexto refere-se apenas ao perdão do pecador. Já tudo
o que desligardes refere-se à exclusão do pecador impenitente. É claro que as
estas decisões devem ser tomadas sempre com oração, conforme a Palavra e sob orientação
do Espírito Santo. Por isso, quando Jesus soprou o Espírito Santo aos apóstolos
disse-lhes: “Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles
a quem os retiverdes lhes são retidos.” João 20:23.
A promessa de
que a oração será atendida se ao menos DOIS
de vós concordardes, fornece uma prova de que as decisões tomadas
pela igreja local, NAS QUESTÕES DE DISCIPLINA, serão divinamente aprovadas se
levadas a Deus por meio da oração. Essa promessa relativa À ORAÇÃO DE COMUM ACORDO
NAS QUESTÕES DE DISCIPLINA (à luz do contexto) somente será ligada ou desligada
nos céus PORQUE onde estiverem DOIS ou TRÊS (duas ou três testemunhas) reunidos
em meu nome, ou seja, com autoridade para ligar ou desligar, aí estou Eu no
meio deles. Observe que Jesus fala de uma igreja cristã já indicando sua ausência
física.
Assim, quando
duas ou mais pessoas se reúnem no nome de Jesus, em obediência à Sua palavra,
têm a autoridade vinda de Deus para a solução de questões disciplinares. O foco
desse texto é a solução de um “litígio” entre irmãos na igreja local. Isso
mostra que Deus está no meio do Seu povo, conferindo-lhe a autoridade de Seu
nome, quando estes se reúnem para decidir questões disciplinares. Assim, a presença
de Deus confere autoridade na condução da disciplina ao ofensor que precisa arrepender-se
de seu pecado. Esse é o significado correto desse texto à luz do seu contexto.
A presença de Jesus confere valor à atividade disciplinar da igreja no
tratamento de litígios entre irmãos.
Assim, não há nada
de estranho neste versículo, pois Bíblia comprova que Deus ouve as nossas
orações quando estamos sozinhos. Jesus nos ensinou a entrar no quarto e orarmos
a Deus sozinhos. O próprio Cristo orou várias vezes sozinho.
Mas, Deus também
ouve as orações de dois ou três que se reúnem para outros fins justos.
O que está
errado é achar que isso é uma regra que estipule que Deus está presente apenas
onde temos dois ou três reunidos em Seu nome. É importante que fique claro que
esse não é o significado do texto de Mateus 18 dentro do contexto apresentado.
Lembre-se que
Deus é onipresente, o que significa que Ele está em todos os lugares!
“Ora, se teu
irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir,
ganhaste a teu irmão;
Mas, se não te
ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três
testemunhas toda a palavra seja confirmada.
E, se não as
escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como
um gentio e publicano.
Em verdade vos
digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que
desligardes na terra será desligado no céu.
Também vos digo
que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem,
isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
Porque, onde
estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus
18:15-20
Oséias Graça Tavares
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